Além de todas as dificuldades que o ecossistema empresarial nos oferece, a legislação muitas vezes faz com que a gente saiba que grande parte dos desafios iminentes, que podem surgir a partir de um fornecedor, cliente ou colaborador, nós enfrentaremos como parte frágil.

Assim como acontece nas nossas vidas pessoais, a vida empresarial é repleta de imprevistos.

Recife, 
26 horas para o evento (Calendário Arthur)
12 horas para o evento (Calendário Contratante)

Esta é uma semana extremamente corrida. Em função da formação da turma do Contragolpe Financeiro 2019 na semana anterior, muitos compromissos se aglomeraram ao longo desta semana.

Um dos principais compromissos, é a apresentação de um evento de um grande cliente que me contratou para fazer a condução do evento de lançamento do seu Programa Nacional de Fidelidade para seus parceiros.

De acordo com a minha agenda, que foi alimentada por uma informação recebida do contratante, esse evento de lançamento aconteceria em Recife, às 21hrs de hoje.

Além da noite do evento, havíamos combinado de, na noite anterior, no local do evento, fazer um ensaio geral com todo o time de marketing da empresa, além dos operadores, para verificar aspectos de som, logística, tempos e movimentos do evento.

A caminho para o ensaio, fui surpreendido.

Eu havia comentado (via WhatsApp) com o contratante do evento que nós faríamos um ensaio objetivo, porque eu iria voltar pra casa para ensaiar e, que além disso, eu tinha  bloqueado a minha agenda durante o dia inteiro para ensaiar a apresentação do evento da noite seguinte.

Disse isso porque não se tratava de uma apresentação tradicional. Desta vez eu não seria um palestrante sobre finanças pessoais e investimentos. Eu iria conduzir o programa da Própria empresa. Ou seja: havia um roteiro específico e enorme a ser seguido fielmente. Um grande desafio para o apresentador Arthur. O financista estava de folga.

Volto então à minha surpresa.

A caminho do ensaio geral recebo uma ligação da minha contratante dizendo o seguinte:

- Como assim você reservou o dia inteiro da sua agenda para ensaiar? O evento vai ser às 09h da manhã, e não da noite.

Pronto. Fudeu.
Lembrei do meu amigo Geraldo Freire.

Neste momento não me restava muito, a não ser dizer:

- Ótimo. Certamente tivemos um ruído de comunicação, fique tranquila que eu não entro em nada despreparado, se for necessário eu vou virar a noite, mas amanhã estaremos 'afiados'.

_

O conceito de Antifragilidade, criado pelo Sr. Nassim Taleb, propõe, dentre outras coisas, que os seres mais fortes deste planeta, são aqueles que no impacto, choque e queda, além de não cederem e não quebrarem, se tornam ainda mais fortes.

É exatamente isso que eu faço quando recebo uma crítica e foi exatamente nisso que eu pensei na hora em que recebi a notícia. O desafio era enorme, estupendo, a ponto de eu precisar reservar meu dia para ensaiar e fazer a apresentação no estado da arte. Sendo que, agora, descubro que não terei mais este tempo de sobra, conforme o planejado.

Esta carta foi escrita assim que eu cheguei do ensaio geral, antes de começar os meus ensaios, madrugada adentro.

No momento em que você a lê, eu estarei conduzindo o evento do meu cliente ou essa apresentação já terá sido feita, mas aqui ficam três lições:

Lição #01
O fato de que imprevistos acontecem é previsível. Eles vão chegar, eles machucam, e eles incomodam. Faz parte da dança.

Lição #02
Quanto mais machucar, lembre do conceito de Antifragilidade. Se você está recebendo essa pancada, significa que você aguenta essa pancada. Então, segure a onda, vá em frente e resolva.

Lição #03
Nunca esqueça do compromisso.
Eu tinha tudo para não escrever a carta de hoje, mas aqui estou com você, porque é assim que tem que ser. 

Você tem minha palavra.
_

Esteja mentalmente pronto para encarar os imprevistos. Eles chegarão.

Nos vemos amanhã, meu compromisso segue firme.

Continuo torcendo pelo seu sucesso.

Forte abraço,

Arthur Lemos.

______________

Você quer receber a Carta do Fundador diretamente em seu e-mail?

Clique AQUI e inscreva-se!