Quarta-Feira de Cinzas, 16hrs.

Acabo de voltar de um almoço com um tom de fechamento de Carnaval. O grupo que estava reunido tinha menos de 10 pessoas, todas cansadas dos dias de folia.

Neste grupo, uma coisa me chamou a atenção – haviam influenciadores digitais na mesa, o que me despertou a curiosidade para fazer uma conta. Apenas via instagram, quantas pessoas poderiam ser alcançadas por aqueles celulares que ali estavam?

Somei tudo e vi que passaríamos de 5 milhões de pessoas em alcance. 
É muita gente. 

A primeira vez que tive contato com o Tiago Reis, fundador da Suno Research, ele me enviou uma foto com o primeiro desenho do Plano de Negócios da Disney, rascunhado pelo próprio Sr. Walt Disney.
Passamos quase uma hora falando sobre um assunto, relacionado à imagem:
 
Tudo gira em torno da audiência.

Lembrei de uma frase que uso com certa recorrência no Programa Oratória Persuasiva©: “sem atenção, não fazemos nada”.

Para ter atenção, você precisa de audiência – e este é o cerne do plano do Walt.

Audiência é poder. Os influenciadores não tem poder porque o instagram ou o facebook são legais. Eles tem poder porque têm a atenção de um grupo relevante de pessoas.

A Carta de hoje é especial para você que tem instintos empreendedores. Se este é o seu caso, continue comigo.

Você não precisa estar na internet para ter um negócio de sucesso, mas isso deve ser cada vez mais raro.

Chegamos ao ponto onde o consagrado Philip Kotler, em sua Obra mais recente (Marketing 4.0), declara: “se você (enquanto negócio) não está no google, você não existe”.

Não sou eu que estou dizendo, é o Kotler.

Em linha com o Kotler, o Alisson Ramalho, CEO do Grupo Sobrancelhas Design, que atualmente conta com mais de 500 lojas no Brasil e no Exterior, me disse que “de todo o investimento em Marketing previsto para 2019 do Grupo, mais de 80% será direcionado para ações digitais”.

Mais de 80%. Vale refletir.

Os feeds dos aplicativos que dominam a nossa atenção atualmente funcionam como um mercado aberto – quanto maior a procura dos anunciantes, maior o preço para anunciar. Quer dizer que quanto mais empresas grandes optarem por seguir estratégias de investimentos digitais agressivas, mais difícil (mais oneroso) será para o pequeno ganhar destaque na internet.  

Traduzindo - se você não começar hoje, talvez se arrependa profundamente daqui a um ano.

Na Empreender Dinheiro, começamos uma nova etapa onde estamos produzindo mais de 12 conteúdos diariamente para abastecer vários canais digitais. Vamos lançar tudo com o novo site, que está previsto para Abril/19.  

Não tenho o alcance dos influenciadores com milhões de seguidores, mas optei por começar, mesmo sem muitos seguidores, mesmo sem histórico nas redes e mesmo sem amigos influentes. Este começo nas redes e na internet ocorreu há aproximadamente um ano, e isto está ao alcance de todos nós.

Esta é a parte boa – a internet não tem pré-requisitos. Ela não impõe barreiras. Qualquer um, com um celular e conexão, pode construir audiência.

Não existe fórmula pronta para criar audiência. Há, porém, uma receita matadora para não conseguir – não publicar nada, nunca.

Coincidentemente, após o almoço de hoje, me deparei com um video do Garyvee onde ele faz uma analogia interessante entre publicar conteúdo nas redes sociais e fazer flexões.

“Ler sobre fazer flexões nunca vai mudar seus resultados”.

Traduzindo mais uma vez - se nas próximas 24hrs, você não publicar um único conteúdo ou um anúncio digital sobre o seu negócio (ou o negócio que você quer desenvolver ou sobre sua marca pessoal), você está sendo (apenas) um ótimo leitor.

Se você não está produzindo conteúdo (em áudio, video, texto ou imagens), para os aplicativos que dominam a atenção das pessoas nos dias atuais, você provavelmente está subexplorando seu pontencial de crescimento e a sua capacidade de construir audiência.

Ter uma audiência fará bem a você e ao seu negócio. 
Funciona assim há centenas de anos.

Desta vez não pense tanto.
Comece.

Abraços,
Arthur Lemos

__________

Você quer receber a Carta do Fundador Diretamente em seu e-mail?

Clique AQUI e inscreva-se!